PERFIL DOS ALUNOS LEITORES
Luciano Brasil Rivatto
Marcelo Brunetto Martins
Com
base na coletânea de dados e a partir das atividades realizadas com os alunos
do 7ª ano, surgiram várias possibilidades para se entrar em um consenso de que
os alunos por maioria gostam de ler.
Primeiramente,
pequena parte dos alunos que alega não gostar de ler, seria pelo motivo de que
os textos trabalhados em sala de aula contêm palavras difíceis. Alguns dos
alunos afirmam que alguns textos não chamam a atenção, porque eles não estão em
sua linguagem cotidiana. Textos de histórias em quadrinhos como as que contêm
nos Gibis com muitas brincadeiras e diversões, leva o aluno a viajar para
dentro das histórias, imaginando e recriando novas possibilidades vividas pelos
personagens dos quadrinhos.
Alguns
alunos acham a maioria dos livros muito infantis, esperavam textos com mais
ação, visto que, na escola há poucos livros referentes. A maior parte dos
livros se encontra na faixa de textos com difícil compreensão. Textos grandes e
chatos que poderia ser trocados por poemas ou similares acabariam por amenizar
uma pequena porcentagem dos alunos que não gostam de ler, como alguns revelam
em seus gostos.
Pela
ausência de livros em sala de aula, alguns alunos reclamam pela falta de
leituras, falam que gostaria que os retornassem em seus estudos. Tem aqueles
que dizem que os textos não chamam a atenção mesmo e que ainda indicam que o
bom seria mesmo e textos, poesias, histórias de terror, ação, policial, gibi,
cartas e drama.
Parte
dos alunos contesta que os livros deveriam ter histórias com finais felizes e
também que ensinem línguas diferentes. Mas para uma grande maioria os textos
são muito repetitivos e pouco atrativos para leitura, porém, foi colocado como
ponto principal dessa pesquisa, pedidos de textos com reportagens onde o aluno
possa dar sua opinião ou trocar ideias coletivamente com todos os colegas e
professores.
Os
atuais livros são muito didáticos e não serve como apoio educacional, e isso,
acabam afastando o interesse dos alunos. Em contrapartida, eles procuram algo
mais relacionado à sua realidade, por fim, a trajetória realizada pelos
bolsistas contribui efetivamente no progresso intelectual do aluno, porque eles
nunca discutiram nada em relação aos seus gostos pela leitura para os
respectivos professores da língua portuguesa. Dessa forma, o projeto PIBID
Língua materna fomenta práticas de leitura, para que os alunos consigam
melhorar seus hábitos como leitores, tornando-os proficientes.
Com
base nos relatos dos alunos foi possível montar o perfil dos leitores proficientes
da escola Joaquim Caetano da Silva. Data: 27 de maio de 2013.
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