Perfis dos Leitores

PERFIL DOS ALUNOS LEITORES

Luciano Brasil Rivatto
Marcelo Brunetto Martins

  Com base na coletânea de dados e a partir das atividades realizadas com os alunos do 7ª ano, surgiram várias possibilidades para se entrar em um consenso de que os alunos por maioria gostam de ler.
Primeiramente, pequena parte dos alunos que alega não gostar de ler, seria pelo motivo de que os textos trabalhados em sala de aula contêm palavras difíceis. Alguns dos alunos afirmam que alguns textos não chamam a atenção, porque eles não estão em sua linguagem cotidiana. Textos de histórias em quadrinhos como as que contêm nos Gibis com muitas brincadeiras e diversões, leva o aluno a viajar para dentro das histórias, imaginando e recriando novas possibilidades vividas pelos personagens dos quadrinhos.
Alguns alunos acham a maioria dos livros muito infantis, esperavam textos com mais ação, visto que, na escola há poucos livros referentes. A maior parte dos livros se encontra na faixa de textos com difícil compreensão. Textos grandes e chatos que poderia ser trocados por poemas ou similares acabariam por amenizar uma pequena porcentagem dos alunos que não gostam de ler, como alguns revelam em seus gostos.
Pela ausência de livros em sala de aula, alguns alunos reclamam pela falta de leituras, falam que gostaria que os retornassem em seus estudos. Tem aqueles que dizem que os textos não chamam a atenção mesmo e que ainda indicam que o bom seria mesmo e textos, poesias, histórias de terror, ação, policial, gibi, cartas e drama.
Parte dos alunos contesta que os livros deveriam ter histórias com finais felizes e também que ensinem línguas diferentes. Mas para uma grande maioria os textos são muito repetitivos e pouco atrativos para leitura, porém, foi colocado como ponto principal dessa pesquisa, pedidos de textos com reportagens onde o aluno possa dar sua opinião ou trocar ideias coletivamente com todos os colegas e professores.
Os atuais livros são muito didáticos e não serve como apoio educacional, e isso, acabam afastando o interesse dos alunos. Em contrapartida, eles procuram algo mais relacionado à sua realidade, por fim, a trajetória realizada pelos bolsistas contribui efetivamente no progresso intelectual do aluno, porque eles nunca discutiram nada em relação aos seus gostos pela leitura para os respectivos professores da língua portuguesa. Dessa forma, o projeto PIBID Língua materna fomenta práticas de leitura, para que os alunos consigam melhorar seus hábitos como leitores, tornando-os proficientes.


Com base nos relatos dos alunos foi possível montar o perfil dos leitores proficientes da escola Joaquim Caetano da Silva. Data: 27 de maio de 2013.

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