ATIVIDADES
Atividades Realizadas em Sala de Aula
TIRINHAS NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO E
COMPREENSÃO DE PARÁFRASE
Jogos com Tirinhas Luciano Rivatto; Marcelo Brunetto
http://www.slideshare.net/LucianoRivatto/jogos-com-tirinhas-luciano-rivatto
Jogos com Tirinhas Luciano Rivatto; Marcelo Brunetto
http://www.slideshare.net/LucianoRivatto/jogos-com-tirinhas-luciano-rivatto
Resumo
No procedimento do primeiro momento da atividade foi pedido que os
alunos fizessem a atividade normalmente sem explicação alguma dos bolsistas.
Após o término da atividade todos os alunos reprovaram na avaliação que o
programa fez em cima das respostas de cada aluno. Para dar início ao segundo
momento, foi explicado para os alunos o conceito de paráfrase e partimos para
os exemplos bem simples e práticos para os alunos compreenderem perfeitamente o
que é paráfrase. Aplicando novamente a atividade já com os conhecimentos
prévios dos alunos ativados, deu positivamente a aprovação em massa dos alunos.
Percussão da avaliação, neste momento a avaliação que o programa fez com base
nas respostas dos alunos mostrou perfeitamente aquele aluno que se esforçou
para alcançar o maior numero de acertos na atividade com o programa ELO. Apenas
quatro alunos mantiveram a mesma média da primeira tentativa. Sem o
conhecimento dos bolsistas estes quatros alunos estavam em recuperação em
diversas matérias. Com base neste quadro apresentado os quatros alunos
receberam atenção especial dos bolsistas para afim de que, estes alunos
conseguissem melhorar o seu desenvolvimento.
UTILIZAÇÃO DO
SOFTWARE ELO EM JOGOS DE LEITURA COM USO DE TIRINHAS
Jogos com Tirinhas Marcelo Brunetto; Luciano Rivatto
http://www.slideshare.net/LucianoRivatto/jogos-com-tirinhas-marcelo-brunetto-15640534
Resumo
O aproveitamento dos alunos no
laboratório foi mais alto do que esperado, pois os alunos ficaram comportados e
tiveram melhor aceitação da atividade do que em sala de aula com o material
impresso. Alguns alunos em sala de aula não completaram a atividade de como
deveria ser realizada e com alguns problemas com exercícios incompletos sem
respostas. No entanto era só marcar com "x" a resposta.
QUESTIONÁRIO
O questionário aplicado em sala de aula tem como
objetivo descobrir se os alunos gostam de ler e com que frequência. Além dos
gêneros que os alunos gostam. Esta pesquisa é para os alunos da Escola Joaquim
Caetano da Silva.
Os números entre parentes equivalem ao total de
alunos que responderam cada resposta.
Luciano Brasil Rivatto
Marcelo Brunetto Martins
1 - Você costuma ler?
(13) sim. (8) não.
2- Com que frequência você lê?
(2) Todos os dias.
(14) Uma vez por semana.
(2) Uma vez por mês.
(3) Mais tempo ainda.
3- O que você mais gosta de ler e por quê?
(8) Jornais.
(7) Livros de literatura.
(3) Revistas.
(3) Quadrinhos.
4- Caso você não entenda alguma palavra que leu que ação fosse toma?
(18) Segue lendo tentando compreender no contexto. (3) Parte para um
dicionário para tentar reconhecer a palavra.
5- Quando você lê um texto e não entende que postura você toma?
(11) Desiste da leitura.
(10) Procura outro texto sobre o assunto para entender melhor.
6- Você gosta de Ler?
(11) sim. (10) não.
MEMORIAL DESCRITIVO
Aplicação do memorial descritivo:
1) Com base nas perguntas abaixo fazer
um pequeno texto de 5 a 10 linhas no máximo.
a) Vocês gostam dos textos que a escola
oferece?
b) Por que não gostam?
c) Que tipo de texto iria chamar mais
atenção para se trabalhar em sala de aula?
A atividade memorial descritivo esta
totalmente relacionada com o texto "Perfil dos Leitores" é com base
nos textos dos alunos que foi possível elaborarem e montar o perfil dos alunos.
Aplicação dia 27 de maio de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário