Atividades

ATIVIDADES

Atividades Realizadas em Sala de Aula

TIRINHAS NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE PARÁFRASE

Jogos com Tirinhas Luciano Rivatto; Marcelo Brunetto
http://www.slideshare.net/LucianoRivatto/jogos-com-tirinhas-luciano-rivatto
Resumo 
No procedimento do primeiro momento da atividade foi pedido que os alunos fizessem a atividade normalmente sem explicação alguma dos bolsistas. Após o término da atividade todos os alunos reprovaram na avaliação que o programa fez em cima das respostas de cada aluno. Para dar início ao segundo momento, foi explicado para os alunos o conceito de paráfrase e partimos para os exemplos bem simples e práticos para os alunos compreenderem perfeitamente o que é paráfrase. Aplicando novamente a atividade já com os conhecimentos prévios dos alunos ativados, deu positivamente a aprovação em massa dos alunos. Percussão da avaliação, neste momento a avaliação que o programa fez com base nas respostas dos alunos mostrou perfeitamente aquele aluno que se esforçou para alcançar o maior numero de acertos na atividade com o programa ELO. Apenas quatro alunos mantiveram a mesma média da primeira tentativa. Sem o conhecimento dos bolsistas estes quatros alunos estavam em recuperação em diversas matérias. Com base neste quadro apresentado os quatros alunos receberam atenção especial dos bolsistas para afim de que, estes alunos conseguissem melhorar o seu desenvolvimento.


UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ELO EM JOGOS DE LEITURA COM USO DE TIRINHAS

http://www.slideshare.net/LucianoRivatto/jogos-com-tirinhas-marcelo-brunetto-15640534
Resumo 
O aproveitamento dos alunos no laboratório foi mais alto do que esperado, pois os alunos ficaram comportados e tiveram melhor aceitação da atividade do que em sala de aula com o material impresso. Alguns alunos em sala de aula não completaram a atividade de como deveria ser realizada e com alguns problemas com exercícios incompletos sem respostas. No entanto era só marcar com "x" a resposta.



QUESTIONÁRIO

O questionário aplicado em sala de aula tem como objetivo descobrir se os alunos gostam de ler e com que frequência. Além dos gêneros que os alunos gostam. Esta pesquisa é para os alunos da Escola Joaquim Caetano da Silva.
Os números entre parentes equivalem ao total de alunos que responderam cada resposta. 

Luciano Brasil Rivatto
Marcelo Brunetto Martins

1 - Você costuma ler?
(13) sim. (8) não.

2- Com que frequência você lê?
(2) Todos os dias.
(14) Uma vez por semana.
(2) Uma vez por mês.
(3) Mais tempo ainda.

3- O que você mais gosta de ler e por quê?
(8) Jornais.
(7) Livros de literatura.
(3) Revistas.
(3) Quadrinhos.

4- Caso você não entenda alguma palavra que leu que ação fosse toma?
(18) Segue lendo tentando compreender no contexto. (3) Parte para um dicionário para tentar reconhecer a palavra.

5- Quando você lê um texto e não entende que postura você toma?
(11) Desiste da leitura.
(10) Procura outro texto sobre o assunto para entender melhor.

6- Você gosta de Ler?
(11) sim. (10) não.


MEMORIAL DESCRITIVO

Aplicação do memorial descritivo:

1) Com base nas perguntas abaixo fazer um pequeno texto de 5 a 10 linhas no máximo.

a) Vocês gostam dos textos que a escola oferece?

b) Por que não gostam?

c) Que tipo de texto iria chamar mais atenção para se trabalhar em sala de aula?

A atividade memorial descritivo esta totalmente relacionada com o texto "Perfil dos Leitores" é com base nos textos dos alunos que foi possível elaborarem e montar o perfil dos alunos.

Aplicação dia 27 de maio de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário