TRABALHO GERAL DOS
BOLSISTAS
O INCENTIVO A LEITURA
ATRAVÉS DOS DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS/ TEXTUAIS
Palavras-chave: Estratégias de leitura;
Propaganda; Memes; Tirinhas; Releitura;
Sendo comum no ambiente
escolar o professor afirmar e reclamar que a maioria dos seus alunos não se
interessa pelo ato de ler, o presente trabalho enfoca sua realização no
incentivo a leitura do humor através dos memes, dos jogos com tirinhas, da
influencia das cores na propaganda e a releitura através das artes. Nossa
proposta é realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano
da Silva, situada em Jaguarão, com alunos da 6ª serie entre 11 e 15 anos de
idade, e busca formar leitores críticos e proficientes. Sabendo que leitura é
um processo cognitivo que exige não somente a decodificação de palavras, mas
também envolve informações não visuais (LIBERATO e FULGÊNCIO, 2007) tais como
acionamento de conhecimentos prévios e de produções de inferências (LIBERATO e
FULGÊNCIO, 2007; LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998), nossos objetivos são de desenvolver
atividades de leitura protocolada (SOLÉ, 1998), contribuir no desenvolvimento
compreensivo do aluno através da leitura, desenvolver a capacidade leitora,
apresentar as estratégias de leitura necessárias para a compreensão do sentido
(SOLÉ, 1998), provocar o questionamento e o debate entre os alunos, colaborar
na formação de futuros leitores efetivos (MARTINS, 1994), formar leitores
autônomos (SOLÉ, 1998) e também, através dos gêneros que irão ser utilizados,
criar o interesse da leitura para outros gêneros. Os memes podem ser um
conceito, foto, pessoa ou fato, o qual se populariza rapidamente pela internet,
já o gênero discursivo/textual propaganda televisiva, tem como objetivo
preponderante a venda de produtos através da indução ao consumo e a tira em
quadrinhos como gênero discursivo/textual é de cunho humorístico, trabalhando o
entretenimento e a quebra de expectativas. Partindo do principio de que é
necessário que os alunos tenham consciência dos vários níveis de significação
dos textos, “isto é, mostrar-lhes que, além da significação explícita existe
toda uma gama de significações implícitas” (KOCH, 2002; p.160), é fundamental
considerar que os conhecimentos prévios e linguísticos do aluno interferem na
produção de sentido. Dessa forma, a metodologia desse trabalho consiste em,
primeiramente, aplicar um questionário a esses alunos para assim, levantar o
perfil de proficiência em leitura (LEFFA, 1996), seguidamente, fazer um estudo
piloto, no qual será utilizado o data show, caixas de som e computador, com
relação à influência das cores na propaganda, será verificado, através da
escolha dos alunos pelas cores existentes em diferentes imagens da propaganda,
se as cores utilizadas nelas influenciam ou não no momento da compra, fazendo
com que os alunos entendam de forma crítica o motivo de tal utilização. Para a
realização do estudo do humor através dos memes, serão abordadas as suas
características, bem como explicitadas as estratégias para a compreensão
leitora, por fim, os alunos criarão memes engraçados e educativos. No que se
refere ao uso de releituras, será utilizada uma obra de arte em sala de aula
para despertar o interesse dos alunos pela leitura e, assim, tenham também o
entendimento que cada pessoa possui leituras diferentes sobre o mesmo objeto de
análise. A turma será questionada em um primeiro momento sobre quem é Van Gogh.
A partir das respostas dos alunos, eles serão questionados sobre o que sabem
sobre o pintor e sobre pintura. Após, serão projetadas para a turma imagens
contendo obras do pintor, seguido de espaço para discussão referente ao que
eles observaram. Em um segundo momento, será repassado à turma um trecho do
filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa. Por último, serão repassadas imagens de
releituras feitas por Maurício de Souza. No final, os alunos lerão um texto do
qual farão uma releitura. Para as tiras em quadrinhos, será confeccionado um
material didático utilizando o computador e o software gratuito ELO (Ensino de
Línguas Online). Partiremos para a elaboração de coletâneas do gênero tirinhas
para as quais serão criadas atividades de paráfrase. Serão utilizados os
recursos da transformação da voz passiva em voz ativa, além da Nominalização e
da mudança de Léxico. Também utilizando o mesmo software, serão criados jogos
de múltipla escolha com uso do mesmo gênero, onde os alunos terão que usar seus
conhecimentos prévios para tentarem imaginar o que está acontecendo com a
imagem e o que vai se suceder após. Através dessa atividade será aguçada a curiosidade
deles e haverá uma comparação entre a utilização de jogos com esse programa e
com uso do método convencional que será através de folhas impressas,
verificando qual seria a atividade de melhor aproveitamento. Após a aplicação
do estudo piloto, das atividades a serem realizadas e dos debates a serem
feitos em sala de aula, espera-se que os alunos tornem-se leitores autônomos e
passem a analisar de forma críticas os diversos gêneros que lhe são
apresentados (SOLÉ, 1998). Dessa forma, é importante abordar essas diversas
questões em sala de aula, sobretudo no que se refere ao ensino de Língua
Portuguesa.
Apoio: Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil.
TRABALHOS POR BOLSISTAS
Tirinhas no Processo de
Interpretação e Compreensão de Paráfrase
Luciano Brasil Rivatto.
2012
Palavras - chave: Práticas de Leitura; Software gratuito ELO; Tirinhas.
O presente trabalho aborda
ações realizadas nas práticas de leitura em sala de aula. Solé (1998) elenca
várias estratégias para ensinar os alunos a compreender e usar os seus
conhecimentos prévios para que possam ler de um modo mais eficiente e se tornarem
leitores proficientes. Este projeto é financiado pela CAPES e faz parte do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: Língua
Materna/UNIPAMPA - Campus Jaguarão/RS. Objetivo central deste trabalho é
contribuir no desenvolvimento de atividades de leitura com base na perspectiva
cognitiva. Mais especificamente, pretendemos avaliar a compreensão leitora a
partir de paráfrases. O procedimento será realizado na Escola Estadual de
Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, situada em Jaguarão/RS, é o
ambiente escolar selecionado para tal prática, sendo este realizado com vinte e
cinco alunos do sexto ano. Terá como primeiro processo a produção de material
didático utilizando o computador e o software gratuito ELO (Ensino de Línguas
Online) produzido por Vilson J. Leffa. Partiremos da elaboração de uma
coletânea de gênero tirinhas para as quais serão criadas atividades de
paráfrase. Serão utilizados os recursos da transformação da voz passiva em voz
ativa, além da nominalização e da mudança de léxico. Serão elaboradas dez
questões de paráfrases para cada item, sendo cinco com mudanças de sentido e
cinco sem mudanças. Uma das questões colocadas é que a mudança na estrutura dos
enunciados de um texto pode ser percebida pelo aluno como uma mudança de
sentido no texto. Alguns mecanismos de paráfrase podem ajudar o aluno a
reconhecer de forma mais rápida que a informação não foi modificada. Mudanças
na estrutura sintática, por exemplo, transformar verbos na voz ativa em voz
passiva, podem levar a identificar os textos como contendo a mesma informação,
ao passo que alterações no léxico podem dificultar essa compreensão. Esperamos
que a utilização de tirinhas em sala de aula, corrobore no processo cognitivo
dos alunos enquanto leitores. Em fim, fazer com que os alunos compreendam que a
leitura os transforma em leitores proficientes.
REFERÊNCIAS
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura teoria e
prática. Campinas, SP:
Pontes, 2008.
MATTOSO, Camara Joaquim. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Utilização do Software Elo
em Jogos de Leitura com Uso de Tirinhas
Marcelo Brunetto Martins.
2012
Palavras
- chave: Software gratuito. Jogos. Tirinhas.
É comum, no ambiente
escolar, os professores afirmarem que seus alunos não se interessam por ler. É
fato, também, que muitas vezes as crianças não são incentivadas de maneira
adequada ou porque as estratégias a elas aplicadas não são adequadas (Solé, 1998).
Pensando nisso, este trabalho, que faz parte do PIBID/CAPES Letras Língua
Materna, do Campus Jaguarão, tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre
como o uso de jogos pode ser relevante para o desenvolvimento de técnicas de
leitura, de modo que o aluno se interesse e compreenda o que está lendo,
tornando-o, assim, um leitor autônomo. Este trabalho será realizado em sala de
aula com vinte e cinco alunos de sexta série, de uma escola pública de
Jaguarão. Serão realizados cinco jogos que agucem a curiosidade dos alunos,
incentivando ao ato da leitura. Será utilizado o software gratuito ELO (Ensino
de Línguas Online), produzido por Vilson J. Leffa, para a criação dos jogos a
partir do gênero tirinhas. Nestes jogos, haverá imagens de revistas em
quadrinhos e, para participarem, os alunos terão que usar seus conhecimentos
prévios para responder às questões de múltipla escolha. Para efeito de
comparação, também serão feitos jogos sem uso de tecnologias. Assim, poderemos
verificar qual foi atividade com melhor aproveitamento. Esperamos que o uso do
software torne o ensino da leitura mais atrativo do que com uso de uma imagem
no papel. Ressaltamos o argumento de Solé (1998) de que, quando se começa se
trabalhar com um texto, devemos executar tarefas antes, durante e depois da
leitura para que o aluno seja capaz de construir uma compreensão. Além disso,
Kleiman (2008) afirma que devemos ler com um objetivo, pois, dessa forma,
compreenderemos o texto. A nossa expectativa é demonstrar, com este trabalho,
que o uso de jogos combinados com a tecnologia pode proporcionar uma
aprendizagem significativa no que se refere ao ensino da leitura.
REFERÊNCIAS
KLEIMAN, Angela. Oficina
de leitura teoria e prática. Campinas,
SP: Pontes, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias
de leitura. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
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